Vila dos Atletas abre as portas para os atletas Paralímpicos


Vila dos Atletas tem 31 prédios e deve receber 6 mil pessoas durante os Jogos Paralímpicos (Foto: Rio 2016/Alexandre Vidal)
Vila dos Atletas tem 31 prédios e deve receber 6 mil pessoas durante os Jogos Paralímpicos (Foto: Rio 2016/Alexandre Vidal)

A Vila dos Atletas do Rio 2016 está de braços abertos para os super atletas que disputarão os Jogos Paralímpicos. A partir desta quarta (31), as primeiras delegações esportivas começam a chegar ao local que chamarão de casa até o dia 18 de setembro. Ao todo, 2.500 pessoas devem entrar nos apartamentos ao longo do dia.

Representantes das 162 delegações que competirão nos Jogos Paralímpicos se hospedarão na Vila dos Atletas. Nesta quarta, são aguardados atletas de Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá e Países Baixos, entre outros.

A estrutura de 200 mil metros quadrados conta com 31 prédios de até 17 andares e um total de 3.064 apartamentos. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas fiquem hospedadas no local durante os Jogos Paralímpicos. Os apartamentos são completamente acessíveis e permitem o deslocamento de atletas cadeirantes sem dificuldades. Há também espaço para receber cãos-guia, frequentemente utilizados por deficientes visuais.

O espaço conta com todas as facilidades das quais os atletas necessitam, como academia, refeitório e uma policlínica médica. A principal novidade em relação aos Jogos Olímpicos é o Centro de Reparos de Órteses e Próteses, que é operado pela Ottobock, patrocinadora do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês).

Fonte: Rio 2016