Pesquisa destaca o município de Água Branca como 3º lugar em Aplicação de Recursos


Por Letícia Lustosa

Em recente pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo divulgada neste domingo (28)  o município piauiense de Água Branca, localizado a 100 km da capital piauiense, como 3º lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM- F).

A pesquisa tem a média máxima de 1 e a cidade obteve a nota de 0,557 na avaliação, com este número, Água Branca é considerada eficiente por conseguir otimizar a aplicação de recursos municipais que dispõe.

 

Reprodução
Foto: Reprodução

Para obtenção dos resultados são avaliados três itens principais: Saúde, Educação e Saneamento básico. Nestes três pontos, Água Branca está acima da média nacional, à frente de cidades de maior porte no Estado como a própria capital, Teresina, além de Floriano e Parnaíba. Dentre todas as cidades brasileiras analisadas, Água Branca alcançou a 263ª colocação, Teresina está em 818º lugar.

“Desde o início da gestão, nós temos o compromisso de gerir com responsabilidade os recursos públicos. Com Isso, pretendemos dar mais eficiência e resultados para que a população possa sentir, de fato, os efeitos de uma boa gestão. Gerir um município só vale a pena se estivermos focados em uma administração voltada para as pessoas. O município só cresce, se a população consegue se desenvolver também.” explica o Jonas Moura (PSD) atual prefeito do município e candidato à reeleição.

A pesquisa apontou também que apénas 24% das cidades ultrapassaram a nota de 0,50, que as colocaria no patamar de eficientes. Outro dado revelado é o percentual de 26% de aprovação dos brasileiros sobre a gestão de suas prefeituras.

Em 2015 Água Branca foi considerada o terceiro município mais desenvolvido do estado do Piauí. A avaliação incluiu saúde, educação e geração se emprego.

*Com informações do Jornal Meio Norte