Maestro da superação tocará hino na abertura da Paraolimpíada


João Carlos Martins fundou a Bachiana Filarmônica SESI-SP (Foto: Reprodução/Facebook)
João Carlos Martins fundou a Bachiana Filarmônica SESI-SP (Foto: Reprodução/Facebook)

No próximo dia 7, no Maracanã, a abertura da Paraolimpíada contará com um dos símbolos de superação da música brasileira. Sendo um dos maestros mais conhecidos do país, João Carlos Martins, de 76 anos, será responsável por tocar no piano o Hino Nacional. A cantora Ivete Sangalo também terá um espaço reservado para se apresentar na cerimônia.

Com o slogan “Viva Sua Paixão”, a Paraolimpíada Rio 2016 espera mais de 4 mil paratletas de cerca de 160 países, que disputarão 23 modalidades até o dia 18 de setembro.

Talento e superação

Em 1965, João Carlos sofreu um acidente enquanto jogava futebol e perfurou o nervo ulnar (no braço), provocando atrofia em três dedos de sua mão direita. O maestro precisou parar de tocar por um ano, mas, após longos períodos de fisioterapia e adaptação, retornou aos palcos. Em 1995, sofreu um assalto na Bulgária, foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro, o que comprometeu os movimentos do lado direito do corpo.

Em 2004 iniciou seus estudos de regência e fundou a Bachiana Filarmônica SESI-SP. Hoje, realiza diversos concertos com a orquestra e como pianista, apesar das limitações físicas.

Fonte: Band.com