Parceria entre o Governo e a Caixa garante melhor condição de financiamento


A parceria entre o Governo do Piauí e a Caixa Econômica Federal (CEF) é fundamental para a realização do 1ª Feirão de Imóveis do Servidor Estadual. A colaboração das gestões públicas oferece condições facilitadas de crédito com taxas de juros abaixo do preço de mercado. Para a primeira edição do Feirão, a Caixa vai disponibilizar mais de meio bilhão de reais em investimentos de infraestrutura imobiliária para servidores públicos estaduais.

Os servidores terão a oportunidade de adquirir casas e apartamentos com descontos a partir de 5%, dependendo da negociação, e entrada parcelada em até dez vezes. O catalógo de imóveis inclui desde unidades do programa Minha Casa, Minha Vida até construções de alto padrão na zona Leste de Teresina.

“A Caixa financia até 90%, com prazo de até 420 meses para servidores públicos do Estado. Por meio do Feirão do Servidor, oferecemos as menores taxas de mercado no crédito imobiliário. O prazo de financiamento é de até 35 anos, mas ara clientes que não são servidores do Estado, a Caixa só financia 80%.   Então, é uma oportunidade muito boa que o servidor público tem para garantir seu imóvel”, explica o superintendente da CEF, Francisco Elisomar Guimarães.

Assinatura de convênio para o Feirão do Servidor. Foto: Jorge Henrique Bastos
Assinatura de convênio para o Feirão do Servidor. Foto: Jorge Henrique Bastos

O Feirão vai oferecer moradia aos servidores públicos estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como também do Ministério Público Estadual. As taxas de juros são relativas à renda do servidor e ao valor do imóvel.

Para ter precisão sobre o valor do imóvel, as opções de financiamento e mais detalhes sobre prazos e condições, o servidor interessado deve procurar orientação durante o Feirão ou fazer uma simulação na página da Caixa, na internet, por meio do Simulador Habitacional. A taxa de juros depende da renda do servidor e do valor do imóvel a ser financiado, além da condição do imóvel em questão ser novo ou usado.

O secretário estadual da Administração e Previdência, Franzé Silva, explica que os servidores terão a oportunidade de adquirir casas e apartamentos com descontos a partir de 5%, graças ao valor dos imóveis com tabela de julho de 2016. “Esse desconto pode ser maior dependendo da negociação, e a entrada, de 10% do valor do imóvel, parcelada em até dez vezes por meio da consignação em folha de pagamento”, informa.

O vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antônio de Souza, afirmou que o modelo utilizado no Piauí deve ser replicado em outros estados. “Coisas boas, nós replicamos. Vamos levar esse modelo para todo o Brasil. Esse feirão é um marco que eu não vi em outros lugares”, afirma Nelson de Souza, acrescentando que a instituição financeira tem R$ 500 milhões para investir em habitação no Piauí.

 

Com informações da Ccom Piauí