Piauí Praia Acessível promove lazer no mar para pessoas com deficiência


Projeto Piauí Praia Acessível é inspirado em iniciativa pernambucana. Foto: Ascom Seid
Projeto Piauí Praia Acessível é inspirado em iniciativa pernambucana. Foto: Ascom Seid

Pensando em proporcionar às pessoas com deficiência momentos de lazer na praia, com um banho de mar com segurança, dignidade e autonomia, será lançado o Piauí Praia Acessível, às 9h, desta sexta-feira (22), no Complexo Turístico da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau.

A ação contará com equipamentos de acessibilidade, uma esteira de acesso ao mar, banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. As pessoas com deficiências que visitarão o litoral piauiense poderão praticar o banho de mar assistido acompanhados por monitores e salva-vidas.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, explica que serão 32 monitores envolvidos no banho de mar assistido. “Teremos um total de oito cadeiras anfíbias. Cada cadeira terá o acompanhamento de quatro monitores. Nossa intenção é promover o lazer de forma segura para que as pessoas com deficiência possam usufruir do banho de mar sem preocupação”, destaca o gestor.

Os serviços do Piauí Praia Acessível serão oferecidos nas férias, feriados e por agendamento para grupos de pessoas com deficiência. Os interessados em agendar devem entrar em contato com a Gerência de Projetos da Seid, através do telefone (86) 3222-3405 ou por email seid@seid.pi.gov.br.