Escola realiza Projeto Serra da Capivara – Aurora do Povo Brasileiro


Mais de 30 alunos do ensino médio participaram da aula passeio. Foto:Ascom Seduc
Mais de 30 alunos do ensino médio participaram da aula passeio. Foto:Ascom Seduc

Com o objetivo de aliar teoria e prática no aprendizado dos estudantes, o Centro de Ensino de Tempo Integral Solange Sinimbu Arêa Leão Viana, localizado no bairro Promorar, em Teresina, realizou o Projeto Serra da Capivara – Aurora do Povo Brasileiro. Mais de 30 alunos do ensino médio participaram de uma aula passeio ao município de São Raimundo Nonato e ao Parque Nacional Serra da Capivara, considerado o berço do homem americano.

O projeto é uma atividade interdisciplinar, que conta com o trabalho dos professores de biologia, história, português, geografia e educação física. Durante o passeio, a professora de biologia, Dilcilene Santos Silva, enfatizou os conhecimentos a cerca da evolução humana. “Temos aqui o berço do homem americano, os primeiros vestígios de vida nessa região. Viemos mostrar na prática o que já trabalhamos em sala de aula”, disse a professora.

Para a diretora adjunta, Ivanilde Mendes, é essencial envolver os alunos em atividades que estimulem o aprendizado fora da escola. “A aula passeio permite a integração das disciplinas, o contato com a natureza e o conhecimento a cerca da conservação do patrimônio. São inúmeros os benefícios para os alunos”, afirmou a diretora.

Já, a vice-governadora Margarete Coelho, que acompanhou a visita, destacou a importância desse tipo de atividade para os alunos e também para a valorização do estado. “O Parque Nacional Serra da Capivara é um importante patrimônio da humanidade e uma das maiores riquezas do Piauí. Faz parte não só da nossa história, mas também da história do homem das américas. Portanto, cabe a nós conhecê-lo, estudá-lo e contribuir com a sua preservação para as futuras gerações. É nosso dever incluir visitas e aulas práticas no Parque, na programação de nossas escolas, proporcionando a jovens o contato com um dos maiores e mais belos museus a céu aberto do mundo! Conhecer o Parque e as pesquisas ali desenvolvidas despertará em nossos alunos um grande orgulho, aumentando a sua curiosidade natural, tornando as aulas mais interessantes e aumentando o seu amor pelo Piauí”, destacou Margarete Coelho.

Reconhecendo a importância da iniciativa, o Centro de Ensino de Tempo Integral Solange Sinimbu Arêa Leão Viana realiza aula passeio todos os anos, de forma a beneficiar várias turmas do ensino médio.

 

Fonte: CCom Piauí